Advocacia Guerra

Justiça da Paraíba garante cirurgia masculinizadora a homem trans por meio conciliatório

A Justiça da Paraíba viabilizou para um homem trans, por meio conciliatório, a cirurgia de histerectomia masculinizadora – remoção cirúrgica de órgãos do sistema reprodutor feminino. A audiência reuniu as equipes técnicas da Secretaria de Saúde do Estado e da Secretaria de Saúde de João Pessoa na 4ª Vara da Fazenda Pública, na sede do Fórum Cível da Comarca da Capital.

O juiz Antônio Carneiro, responsável pelo caso, explicou que, além de viabilizar o procedimento cirúrgico, já está sendo feito o contato com um médico cirurgião plástico para a realização da mamoplastia masculinizadora, outra cirurgia a que, também, será submetido o autor da ação. Para o magistrado, a conciliação demonstra grande avanço no âmbito da Fazenda Pública.

A advogada Ana Carolina Lopes, que atuou no caso, destacou a importância do pleito para seu cliente, representando a luta de todas as pessoas trans por dignidade e respeito. O autor da ação disse que “foi a primeira vez que estive num lugar com tanto respeito, com um tratamento tão acolhedor”.

A audiência foi realizada na segunda-feira, 17 de maio, Dia Internacional de Combate à Homofobia, à Transfobia e à Bifobia. Até 1990, a homossexualidade era considerada um distúrbio mental pela Organização Mundial da Saúde – OMS, e somente em 17 de maio daquele ano a entidade decidiu retirar a orientação sexual da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde – CID.

Fonte: https://ibdfam.org.br/noticias/9671/Justi%C3%A7a+da+Para%C3%ADba+garante+cirurgia+masculinizadora+a+homem+trans+por+meio+conciliat%C3%B3rio

Decisão: 18/05/2022

Sobre o autor

Camila Guerra

Camila Guerra

Advogada inscrita na Subseção de Santa Catarina da Ordem dos Advogados do Brasil sob o n. 40.377. Advogada sócia-proprietária do Escritório Guerra Advocacia, inscrito na OAB/SC sob o n. 5.571. Graduação em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Administração Empresarial na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Participação em Programa de Cooperação Internacional na Business School, Amiens (Ecole Supérieure de Commerce Amiens, Picardie, France). Pós Graduação em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera - Rede LFG. Especialização em Direito de Família e Sucessões pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM. Mentoria Avançada em Planejamento Sucessório e Prática da Constituição de Holding Patrimonial - Direito em Prática.  Associada ao Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima