Advocacia Guerra

STJ suspende mandado de prisão por dívida alimentar após constatar irregularidade no valor cobrado

Após constatar que foram acrescidas às verbas alimentares quantias referentes a honorários advocatícios e multa processual, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça – STJ suspendeu o mandado de prisão de um homem até que se recalcule a dívida alimentar.

De acordo com os autos, foi expedido mandado de prisão contra homem que deve alimentos à sua filha, pensão alimentícia calculada em mais de R$ 17 mil até março de 2022.

A defesa alegou que o valor da dívida apontado no mandado de prisão englobaria, além das pensões devidas, quantias referentes a honorários advocatícios e a multa processual, o que configura ilegalidade, já que condicionada a revogação da ordem de prisão ao pagamento integral do valor constante do mandado.

O relator, ministro Marco Aurélio Bellizze, reconheceu a ilegalidade da prisão por derivar de cobrança de verbas estranhas às que autorizam a prisão.

Assim, foi concedida a ordem para determinar a suspensão do mandado de prisão até que se recalcule a dívida alimentar, abatendo-se os valores relativos a honorários e multas.

Autos: HC 775.090

Data da decisão: 19/04/2023

Fonte: https://ibdfam.org.br/noticias/10702/STJ+suspende+mandado+de+pris%C3%A3o+por+d%C3%ADvida+alimentar+ap%C3%B3s+constatar+irregularidade+no+valor+cobrado

Sobre o autor

Camila Guerra

Camila Guerra

Advogada inscrita na Subseção de Santa Catarina da Ordem dos Advogados do Brasil sob o n. 40.377. Advogada sócia-proprietária do Escritório Guerra Advocacia, inscrito na OAB/SC sob o n. 5.571. Graduação em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Administração Empresarial na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Participação em Programa de Cooperação Internacional na Business School, Amiens (Ecole Supérieure de Commerce Amiens, Picardie, France). Pós Graduação em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera - Rede LFG. Especialização em Direito de Família e Sucessões pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM. Mentoria Avançada em Planejamento Sucessório e Prática da Constituição de Holding Patrimonial - Direito em Prática.  Associada ao Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima