Advocacia Guerra

TJAL deve implantar ferramenta on-line para solicitação de medidas protetivas

Mulheres vítimas de violência doméstica em Alagoas poderão solicitar medidas protetivas on-line, por meio de uma plataforma do Tribunal de Justiça do Estado. A medida, que pretende agilizar o processo, é inspirada em uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro – TJRJ.

A ferramenta do TJAL deve ser implantada em agosto. A ação integra a campanha de conscientização sobre o combate à violência contra a mulher, Agosto Lilás.

Em entrevista ao Tribunal, a coordenadora da Casa da Mulher, Érika Lima, mais de 850 pedidos de medidas protetivas já foram feitos este ano no Rio de Janeiro por meio do aplicativo. A plataforma permite que sejam anexadas provas como fotos, vídeos e conversas com o agressor.

O procedimento não deixa rastros no celular da vítima, já que não exige o download de aplicativos. Basta acessar um link, realizar a solicitação e, em seguida, deletar o histórico de pesquisa.

No Legislativo

Uma proposta aprovada recentemente pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados também garante o atendimento virtual à mulher vítima de violência doméstica e familiar. O texto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Conforme o substitutivo apresentado pela deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP), as medidas protetivas de urgência deverão ser solicitadas pela ofendida ou pelo Ministério Público, encaminhadas ao juiz e autorizadas também na modalidade virtual pela internet. Também é previsto o atendimento policial especializado, incluindo a realização de denúncia ou o registro de ocorrência policial, que poderá ser exercido presencialmente nas delegacias de polícia ou virtualmente pela internet.

Fonte: https://ibdfam.org.br/noticias/9851/TJAL+deve+implantar+ferramenta+on-line+para+solicita%C3%A7%C3%A3o+de+medidas+protetivas

Decisão: 11/07/2022

Sobre o autor

Camila Guerra

Camila Guerra

Advogada inscrita na Subseção de Santa Catarina da Ordem dos Advogados do Brasil sob o n. 40.377. Advogada sócia-proprietária do Escritório Guerra Advocacia, inscrito na OAB/SC sob o n. 5.571. Graduação em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Administração Empresarial na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Participação em Programa de Cooperação Internacional na Business School, Amiens (Ecole Supérieure de Commerce Amiens, Picardie, France). Pós Graduação em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera - Rede LFG. Especialização em Direito de Família e Sucessões pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM. Mentoria Avançada em Planejamento Sucessório e Prática da Constituição de Holding Patrimonial - Direito em Prática.  Associada ao Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima