Advocacia Guerra

Homem de verdade não bate em mulher, afirma magistrado em evento para universitários

O juiz Paulo Eduardo Huergo Farah, titular da 4ª Vara Criminal da comarca de Joinville, participou nesta semana (22/8) da mesa-redonda “Agosto Lilás – Vamos falar de respeito?”, evento promovido pelo Comitê de Direitos Humanos e pela coordenação do curso de Direito da Universidade da Região de Joinville – Univille. Estiveram presentes 124 pessoas entre acadêmicos de Direito e de Psicologia.

“O combate à violência doméstica e familiar é um desafio sociocultural para o século 21. Estamos em uma fase de transição entre a prevalência do patriarcado e machismo estrutural e a do reconhecimento do verdadeiro valor da mulher e do seu respectivo espaço na comunidade. Somos agentes de transformação, facilitadores e impulsionadores dessa mudança paradigmática. Essa é uma responsabilidade comum, compartilhada entre todos. Portanto, homens e mulheres, juntos, precisam unir forças para agilizar e conduzir esse processo, que deve trilhar o melhor caminho no mais rápido trajeto, sem olvidar que homem de verdade não bate em mulher!”, declarou o  magistrado.

Outro integrante da mesa foi o psicanalista e psicólogo Carlos Sapelli, que abordou o tema sob o prisma de sua área de atuação.

De acordo com o coordenador pedagógico do curso de Direito da Univille, Cláudio Melquiades Medeiros, o evento representou um importante marco para a Campanha de Enfrentamento da Violência contra a Mulher, uma vez que evidenciou a triste realidade acerca desse tipo de agressão. E a solenidade, com a participação do Judiciário e da academia, contribuiu ainda mais para a implementação da cultura da paz.

“A exposição feita pelo magistrado, de forma didática e abrangente, trouxe aos acadêmicos e demais assistentes a importância da Lei Maria da Penha e o número de ações judiciais que envolvem os casos de violência contra a mulher na comarca de Joinville. A estatística foi muito impactante, despertando em todos o sentimento de que há a necessidade de refletir e agir no combate e no enfrentamento desse tipo de violência”, frisou.

Imagem em destaque

Imagens: Divulgação/Comarca de Joinville.

Fonte: https://www.tjsc.jus.br/web/imprensa/-/homem-de-verdade-nao-bate-em-mulher-afirma-magistrado-em-evento-para-universitarios?redirect=/web/imprensa/noticias

Decisão: 24 Agosto 2022 | 09h24min

Sobre o autor

Camila Guerra

Camila Guerra

Advogada inscrita na Subseção de Santa Catarina da Ordem dos Advogados do Brasil sob o n. 40.377. Advogada sócia-proprietária do Escritório Guerra Advocacia, inscrito na OAB/SC sob o n. 5.571. Graduação em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Administração Empresarial na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Participação em Programa de Cooperação Internacional na Business School, Amiens (Ecole Supérieure de Commerce Amiens, Picardie, France). Pós Graduação em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera - Rede LFG. Especialização em Direito de Família e Sucessões pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM. Mentoria Avançada em Planejamento Sucessório e Prática da Constituição de Holding Patrimonial - Direito em Prática.  Associada ao Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima