Com a pandemia, muitos Tribunais mudaram os julgamentos e sessões. O Juiz de Direito Rodrigo Pedrini Marcos decidiu criar um canal no youtube para transmitir as sessões do Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Três Lagoas.
As transmissões são feitas ao vivo, de forma a garantir a máxima publicidade aos julgamentos da Comarca e levar ao conhecimento como funciona o Tribunal de Júri. Elas ainda ficam disponibilizadas integralmente na plataforma.
O Presidente da OAB/MS Mansour Elias Karmouche elogiou a iniciativa e aproveitou para convidar à comunidade acadêmica a assistir as sessões, eis que é suma importância aos mesmos esse complemento curricular “As transmissões pela internet são uma boa iniciativa para levar os júris à sociedade em tempos de pandemia. Os júris têm que ser públicos, para levar informação e dar uma resposta sobre os crimes que são cometidos contra a vida e precisam ter a sua resolução. Neles, a comunidade acadêmica pode ter conhecimento de como é feito e pedir aproveitamento como atividade complementar na instituição, seguindo os parâmetros exigidos”.
O juiz Rodrigo Pedrini lembrou que a prática preserva o direito à ampla defesa, pois os réus somente são mostrados durante os interrogatórios, assim como a vítima e demais testemunhas inquiridas. A defesa também pode requerer para que não haja exposição.
A criação do canal, em setembro do ano passado, segundo o Juiz, surgiu da adaptação dos operadores de direito e Tribunais aos tempos de pandemia. Ele viu nesse período a importância ainda maior de não parar as sessões. “A pandemia acabou antecipando algumas inovações tecnológicas. A transmissão pelo Youtube foi pensada inicialmente como publicidade dos júris, para que acusados e vítimas pudessem acompanhar o julgamento facilitando o acesso”.
O pioneirismo e inovação na transmissão ao vivo do Tribunal do Júri, a nível nacional, fez com que a prática fosse inscrita no Prêmio Innovare, que tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. “Fomos uma das primeiras Varas a implantar essa prática de transmitir os julgamentos do Tribunal do Júri no país. Verificamos com os acessos e redução de custos que é um caminho sem volta. Por isso, nosso propósito é continuar a transmissão mesmo após a pandemia”.
Acesse aqui o canal.
Texto: Catarine Sturza
Data:04/08/2021
Fonte: https://oabms.org.br/juiz-de-tres-lagoas-cria-canal-para-transmitir-sessoes-do-tribunal-do-juri/