Advocacia Guerra

Pretendentes se preparam para receber filhos do coração na serra e meio-oeste de SC

Todos aqueles que se propõem a adotar precisam estar certos desse passo e aptos para receber uma criança ou adolescente. Por essa razão, uma das etapas no processo que habilita para adoção é o curso de preparação para os pretendentes, obrigatório no Brasil. Nesta semana, postulantes da serra e meio-oeste iniciaram a jornada de forma remota numa atividade coordenada pela Comissão Estadual Comissão Estadual Judiciária de Adoção – Ceja, órgão ligado à Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ).

O curso tem duração de sete horas/aula. Nesse período são abordados temas como preparação psicológica, motivação, informações jurídicas, além de orientação e estímulo à adoção inter-racial, de crianças maiores ou de adolescentes portadores de necessidades especiais e de grupos de irmãos.  Esses assuntos são ministrados por assistentes sociais, psicólogos e juízes com competência na Infância e Juventude. Uma das palestras programadas será com um médico pediatra. Outra, com a coordenadora de uma casa de acolhimento de crianças e adolescentes.

Até o dia 1 de julho, pretendentes à adoção de Bom Retiro, Urubici, São Joaquim, Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul e Lages, na Serra, e Herval D’ Oeste, Joaçaba, Catanduvas e Campos Novos, no meio-oeste passarão por esta capacitação. Para receber o certificado, devem alcançar nota final superior ou igual a sete na avaliação de reação do curso, assistir a todas as palestras e participar dos cinco fóruns de discussão.

A assistente social Adriana Ternes Moresco, secretária da CEJA, reforça que, para gerar reflexão e garantir que os participantes realmente assistam as palestras, o curso conta com os fóruns de debate, onde a participação é obrigatória. “Este espaço de discussão é acompanhado por monitores, assistentes sociais e/ou psicólogos das varas das comarcas, que estão no ambiente virtual para orientar e dirimir as dúvidas”.

Também estão em andamento cursos na capital e grande Florianópolis. Na região do Vale do Itajaí o início é dia 20 de junho. No planalto norte e alto vale a programação é para o dia 27 de junho. Em 4 de julho é a vez dos pretendentes do sul começarem o curso.

Fonte: https://www.tjsc.jus.br/web/imprensa/-/pretendentes-se-preparam-para-receber-filhos-do-coracao-na-serra-e-meio-oeste-de-sc?redirect=/web/imprensa/noticias

Decisão: 14 Junho 2022 | 10h37min

Sobre o autor

Camila Guerra

Camila Guerra

Advogada inscrita na Subseção de Santa Catarina da Ordem dos Advogados do Brasil sob o n. 40.377. Advogada sócia-proprietária do Escritório Guerra Advocacia, inscrito na OAB/SC sob o n. 5.571. Graduação em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Administração Empresarial na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Participação em Programa de Cooperação Internacional na Business School, Amiens (Ecole Supérieure de Commerce Amiens, Picardie, France). Pós Graduação em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera - Rede LFG. Especialização em Direito de Família e Sucessões pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM. Mentoria Avançada em Planejamento Sucessório e Prática da Constituição de Holding Patrimonial - Direito em Prática.  Associada ao Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima