Advocacia Guerra

Comissão do Senado analisa projeto de lei que regulamenta homeschooling no Brasil

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal analisa o Projeto de Lei 1.338/2022. A proposta, aprovada recentemente na Câmara dos Deputados, regulamenta o ensino básico domiciliar de crianças e adolescentes, prática conhecida como homeschooling, tema que ainda divide opiniões entre especialistas.

O texto é a versão da relatora, a deputada Luísa Canziani (PSD-PR), para o projeto de iniciativa do deputado Lincoln Portela (PL-MG). O objetivo é a regularização da prática pelo Congresso Nacional, depois que o Supremo Tribunal Federal – STF decidiu que o homeschooling não é inconstitucional, mas carece de regulamentação legislativa.

O projeto em análise traz normas para que os alunos possam receber educação em suas casas. O estudante precisa, por exemplo, estar matriculado regularmente em uma instituição de ensino. Além disso, pelo menos um dos pais, responsável ou preceptor deve comprovar escolaridade em nível superior ou em educação profissional tecnológica.

No Senado, o relator é Flávio Arns (PODE-PR). Já o senador Jean Paul Prates (PT-RN) apresentou requerimento para a realização de um ciclo com oito audiências públicas para instrução do projeto, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/1996) e o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei 8.069/1990).

Fonte: https://ibdfam.org.br/noticias/9714/Comiss%C3%A3o+do+Senado+analisa+projeto+de+lei+que+regulamenta+homeschooling+no+Brasil

Sobre o autor

Camila Guerra

Camila Guerra

Advogada inscrita na Subseção de Santa Catarina da Ordem dos Advogados do Brasil sob o n. 40.377. Advogada sócia-proprietária do Escritório Guerra Advocacia, inscrito na OAB/SC sob o n. 5.571. Graduação em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Administração Empresarial na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Participação em Programa de Cooperação Internacional na Business School, Amiens (Ecole Supérieure de Commerce Amiens, Picardie, France). Pós Graduação em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera - Rede LFG. Especialização em Direito de Família e Sucessões pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM. Mentoria Avançada em Planejamento Sucessório e Prática da Constituição de Holding Patrimonial - Direito em Prática.  Associada ao Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima