Advocacia Guerra

Mulher consegue na Justiça registro de óbito do marido desaparecido há 35 anos

Em Goiás, uma mulher conseguiu na Justiça o registro de óbito do marido que está desaparecido há 35 anos. A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE/GO) garantiu a declaração de morte presumida sem decretação de ausência prévia.

No caso dos autos, o homem está desaparecido desde 1987. Ele teria embarcado em um avião de pequeno porte que desapareceu durante o trajeto de Corumbá (MS) para a Bolívia.

Conforme o requerimento, a morte do homem nunca foi declarada. No documento, o defensor público Gustavo Alves de Jesus destaca que a autora necessita de prosseguir com sua vida, regularizando seu estado civil de “casada” para “viúva”.

O pedido considera que, segundo o Código Civil brasileiro, a morte presumida pode ser declarada, sem decretação de ausência, se for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida.

Ao deferir o requerimento, o magistrado entendeu que é possível constatar os fortes indícios de que o marido da assistida está desaparecido há mais de 35 anos, “inexistindo razão para determinar providências objetivando localizá-lo”.

Fonte: IBDFAM https://ibdfam.org.br/noticias/9999/Mulher+consegue+na+Justi%C3%A7a+registro+de+%C3%B3bito+do+marido+desaparecido+h%C3%A1+35+anos

Decisão: 26/08/2022

Sobre o autor

Camila Guerra

Camila Guerra

Advogada inscrita na Subseção de Santa Catarina da Ordem dos Advogados do Brasil sob o n. 40.377. Advogada sócia-proprietária do Escritório Guerra Advocacia, inscrito na OAB/SC sob o n. 5.571. Graduação em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Administração Empresarial na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Participação em Programa de Cooperação Internacional na Business School, Amiens (Ecole Supérieure de Commerce Amiens, Picardie, France). Pós Graduação em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera - Rede LFG. Especialização em Direito de Família e Sucessões pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM. Mentoria Avançada em Planejamento Sucessório e Prática da Constituição de Holding Patrimonial - Direito em Prática.  Associada ao Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima